Centro de Referência Gripal já realizou mais de 22 mil atendimentos em Floriano

Centro de Referência Gripal já realizou mais de 22 mil atendimentos em Floriano

Centro de Referência Gripal já realizou mais de 22 mil atendimentos em Floriano
No Centro de Referência para Síndromes Gripais, a antiga FUNASA, de abril até dezembro, foram realizados mais de 22.600 atendimentos. O centro de saúde conta com uma equipe multiprofissional com técnicos, enfermeiros, médicos, vigilantes e auxiliares de serviços gerais. E recebe uma média de 150 pessoas por dia com medicação receitada pelo médico, caso necessitem. 

Além de equipe técnica completa com médicos, enfermeiros e técnicos das 7 da manhã às 7 da noite, a Funasa oferece testagem rápida que pode ser solicitada pelo profissional médico. É ofertado também o exame de eletrocardiograma e a solicitação de tomografia pode ser entregue no local.

PROTOCOLO FLORIANO

A cidade de Floriano foi pioneira no Brasil a ofertar na rede de Atenção Básica do município a ofertar medicação utilizada no tratamento da Covid-19. Desde o início da implantação do protocolo milhares de vidas foram salvas. 

“Nossa preocupação é garantir o tratamento já nos primeiros sintomas e assim barrar o agravamento da doença. Com a medida, temos diminuído o número de pessoas internadas nas UTIs do Tibério Nunes. Atualmente a taxa de internação tem caindo bastante. Ou seja, poucas internações significam melhor probabilidade de morte”, explica James Rodrigues. 

Avaliando a dinâmica do índice da taxa de transmissão do coronavírus em Floriano, segundo pesquisa epidemiológica do Instituto Amostragem, é possível observar que o indicador permanece estável quando ainda entre os meses de junho a média de transmissão estava na casa de 1,27 chegando ao picos de 1,76. Já no fim de novembro essa taxa estava em 0,54 e continua. 

Além disso, a taxa de letalidade da doença em Floriano continua bem menor se comparada com os números do estado (2,00%), da capital Teresina (2,45%) e a taxa nacional (2,54%).

“Desde o anúncio da pandemia mundial em março do ano passado, Floriano se tornou referência no combate ao novo coronavírus com a aplicação de medidas e decretos que garantiram mais segurança à população, seja com a criação do primeiro Centro de Referência Gripal do país. Como também sendo uma das primeiras cidades a oferecer tratamento precoce para a doença até então desconhecida de cientistas e profissionais médicos. Nosso compromisso é continuar esse trabalho de assistência integral”, disse o prefeito Joel Rodrigues.