PREVINE BRASIL: Floriano receberá 92% de repasse para a atenção primária

PREVINE BRASIL: Floriano receberá 92% de repasse para a atenção primária
O Secret√°rio de Sa√ļde de Floriano, James Rodrigues, se reuniu nesta quarta-feira (02), com as coordena√ß√Ķes de Aten√ß√£o B√°sica, Sa√ļde Bucal e Recursos Humanos da secretaria para analisar os indicadores avaliados pelo Previne Brasil, nova modalidade de financiamento da aten√ß√£o prim√°ria. O munic√≠pio receber√° o equivalente a 92% do repasse previsto para as equipes da aten√ß√£o prim√°ria. 

O Programa Previne Brasil foi institu√≠do pelo Minist√©rio da Sa√ļde em 2019, durante o governo Jair Bolsonaro, determinando altera√ß√Ķes no financiamento de custeio da aten√ß√£o prim√°ria √† sa√ļde no pa√≠s, segundo tr√™s crit√©rios bases para o repasse financeiro aos munic√≠pios: capta√ß√£o ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para a√ß√Ķes estrat√©gicas.
Um dos componentes para a transfer√™ncia mensal aos munic√≠pios √© o desempenho. E para defini√ß√£o deste valor, s√£o considerados os resultados alcan√ßados em um conjunto de indicadores monitorados e avaliados no trabalho das equipes (eSF/eAP).‚ÄúEsse modelo tem como vantagem o aumento, no registro, das informa√ß√Ķes e da qualidade dos dados produzidos nas equipes. Por isso, √© importante que as equipes se organizem para registrar e enviar periodicamente os seus dados e informa√ß√Ķes de produ√ß√£o, por meio do Sistema de Informa√ß√£o em Sa√ļde para a Aten√ß√£o B√°sica (Sisab), al√©m de planejar o processo de trabalho para melhorar o desempenho‚ÄĚ, explica James Rodrigues. 

O monitoramento desses indicadores vai permitir a avalia√ß√£o do acesso, da qualidade e da resolutividade dos servi√ßos prestados pelas equipes de Sa√ļde da Fam√≠lia e de Aten√ß√£o Prim√°ria, o que viabiliza o aprimoramento das a√ß√Ķes no √Ęmbito da Aten√ß√£o Prim√°ria √† Sa√ļde, al√©m de dar mais transpar√™ncia aos investimentos na √°rea da sa√ļde para a sociedade. Os indicadores de pagamento por desempenho ser√£o monitorados individualmente a cada quadrimestre, e os resultados ter√£o efeitos financeiros.

Com a nova modalidade de financiamento da aten√ß√£o prim√°ria ‚ÄúPrevine brasil‚ÄĚ, o m√©todo de c√°lculo e avalia√ß√£o prev√™ a observ√Ęncia de sete indicadores:
- proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação;
- proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;
- propor√ß√£o de gestantes com atendimento odontol√≥gico realizado; 
-cobertura de exame citopatológico;
- cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente;
- percentual de pessoas hipertensas com press√£o arterial aferida em cada semestre;
- e percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

Neste primeiro quadrimestre de 2022, o Minist√©rio da Sa√ļde orientou todos os munic√≠pios a focarem nos dois primeiros itens. 
Desta maneira, as equipes de Estrat√©gia de Sa√ļde da Fam√≠lia dever√£o focar seus esfor√ßos na cobertura de 100% das gestantes, com pelo menos seis consultas de pr√©-natal, com a primeira at√© a 20¬™ semana de gesta√ß√£o e todas precisar√£o ter feito exames para s√≠filis e HIV. 

O monitoramento desses indicadores vai permitir que as gest√Ķes federal, estadual e municipal, al√©m dos profissionais de sa√ļde, avaliem o acesso e a qualidade dos servi√ßos prestados pelos munic√≠pios, e possam adotar medidas para aprimorar as a√ß√Ķes no √Ęmbito da Aten√ß√£o Prim√°ria √† Sa√ļde, al√©m de dar mais transpar√™ncia aos investimentos na √°rea da sa√ļde para a popula√ß√£o.