Estudantes da rede municipal participam de aplicação da avaliação RENALFA

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Educação (SEMED), deu início nesta quarta-feira, 23 de outubro, a aplicação da terceira etapa da avaliação da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - RENALFA. A avaliação contempla os componentes curriculares: língua portuguesa e matemática.

A aplicação da avaliação ocorre nos dias 23, 24 e 25 de outubro, tendo como locais de aplicação todas as escolas da Rede de Ensino Municipal que possuem 2° e 5° ano, resultando na avaliação do ensino de 1.166 (mil, cento e sessenta e seis) alunos, de acordo com o Censo Escolar.

O RENALFA tem como objetivo principal assegurar que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental, além da recomposição das aprendizagens, com foco nas crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano que passaram pela pandemia e que tiveram seu ensino afetado por ela.

De acordo com a professora Sueli Lopes, coordenadora responsável pela aplicação do RENALFA, “essa avaliação demonstra a importância de promover o alinhamento e o aprimoramento das práticas pedagógicas para continuar desenvolvendo o processo de ensino-aprendizagem, buscando estratégias com a finalidade de cumprir com o compromisso de alfabetizar as crianças do município de Floriano”, finalizou.