O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Vereadores de Floriano, vereador Davi Oka, visitou nesta quarta-feira (03), junto com o vereador Dessim e o Secretário de Saúde do Município, James Rodrigues.
A visita teve o objetivo de conferir de perto os serviços prestados no estabelecimento de saúde. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. Os centros oferecem um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas.
Na oportunidade, os parlamentares observaram de perto a dispensação de medicamentos e o atendimento médico em neuropediatria. O vereador Davi Oka mencionou que como parlamentar, conhecer de perto o funcionamento desses serviços é essencial para a fiscalização de serviços públicos. “O que vi aqui hoje foi uma aula de acolhimento. Esse serviço de neuropediatria é algo com uma repercussão incrível”, disse.
Em dados compilados da Secretaria de Saúde de Floriano através do CAPS II, Centro de Atenção Psicossocial, apenas no ano de 2020, a especialidade em Neuropediatria atendeu mais de 300 pacientes, totalizando mais de 600 encontros entre consultadas e retornos. Até fevereiro de 2019, o florianense não tinha essa especialidade no catálogo e muitos eram obrigados a buscar atendimento na capital, arcando com boa parte dos custos, mas agora a realidade é outra.
"Se a gente for colocar no papel e fazer as contas, essas famílias tiveram uma economia gigantesca e não apenas de dinheiro, mas de acolhimento, humanização e tempo. Imaginem o desgaste com transporte e alimentação que essas famílias tinham. Quem tem uma criança ou adolescente especial em casa sabe da importância dessa especialidade para Floriano", disse James Rodrigues, Secretário de Saúde de Floriano.
Em nove meses, foram atendidas 309 crianças pela médica Bianca Dourado que conta com uma equipe multidisciplinar da Rede CAPS. "Esse foi um ano gratificante. Nós mudamos a vida de centenas de famílias que puderam iniciar o tratamento precoce e dar melhores condições de vida para seus filhos", destacou a jovem médica.
Bianca Dourado é médica formada pela UESPI com residência médica em Pediatria pela Universidade Estadual de São Paulo e residência médica em Neurologia Infantil pelo Universidade de São Paulo, além de possuir mestrado em Pediatria pela Universidade Estadual de São Paulo. O atendimento acontece toda quarta-feira, no CAPS II, das 8h às 17h.
Como você reage?