O Município de Floriano foi finalista, entre 33 cidades, em três das seis categorias do Prêmio Band Cidades Excelentes, cidades de 30 mil a 100 mil habitantes, etapa Piauí, promovido pela Rede Bandeirantes e Instituto Áquila.
A premiação foi realizada na noite desta quarta-feira (9), no Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí, em Teresina. O prefeito Antônio Reis foi representado pelos secretários, de Infraestrutura, Júlio César e de Comunicação, Nilson Ferreira.
Floriano foi a 1ª colocada no eixo “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência” e ficou entre as três primeiras no eixo “Infraestrutura e Mobilidade Urbana”, e na premiação geral “Cidade Excelente”.
O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação foi o Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país. Essa plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial, que a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final.
Ao todo foram julgados seis eixos entre os municípios brasileiros: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Socioeconômico; e, Ordem Pública e Sustentabilidade.
O objetivo da iniciativa é reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros. A etapa nacional será em 30 de novembro.
Em 2021 Floriano também tinha sido destaque quando conquistou 2 primeiros lugares nos pilares: Eficiência Fiscal e Transparência Floriano e Saúde e Bem Estar, e outros segundos lugares nos pilares: Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública e Cidades Excelentes 2021.
Para o prefeito Antônio Reis, Floriano tem sido um grande modelo de gestão para o Piauí e para o Nordeste, em especial, no quesito mais premiado, que trata da governança, eficiência fiscal e transparência. “Somos um município equilibrado, que moderniza o seu sistema de atendimento, fiscalização e transparência, que faz investimentos altos, tanto com a parceria federal, dando contrapartidas, quanto com recursos próprios, além de sua capacidade de endividamento, já que Floriano não costuma fazer empréstimos”, disse o prefeito.
Como você reage?