Técnicos da secretaria de Saúde de Floriano receberam a visita de consultores do Hospital Albert Eistein e da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), com o objetivo de avaliar o processo de planificação do SUS no Território dos Rios Piauí e Itaueira. O encontro é sediado nos municípios de Floriano e Canto do Buriti. As reuniões foram realizadas entre os dias 25 e 26 de abril, quando Floriano recebeu os municípios de Arraial, Canto do Buriti, Floriano, Francisco Aires, Guadalupe, Landri Sales, Porto Alegre do Piauí, São José do Peixe e São Miguel do Fidalgo.
A proposta da Planificação da Atenção em Saúde (PAS) tem como uma das metas apoiar o corpo técnico-gerencial das Secretarias Municipais de Saúde, na organização dos macroprocessos da APS e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), permitindo desenvolver a competência das equipes para o planejamento e a organização da atenção à saúde, com foco nas necessidades dos usuários sob sua responsabilidade, baseando-se em diretrizes clínicas.
Para a secretária de Saúde de Floriano, Caroline Reis, o processo de planificação será um passo importante para a melhoria dos serviços da atenção primária. “Floriano hoje conta com analistas de planificação que são profissionais, enfermeiras, da própria secretaria, que acompanham as unidades de saúde, estimulam e ajudam a aprimorar seus processos de trabalho. Isso facilita o engajamento das equipes e quem ganha é a população”, disse.
O que é o Planifica SUS
Tem como principal objetivo organizar os macroprocessos da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), integrando-os como continuidade do cuidado nas Redes de Atenção à Saúde (RAS), com vistas a responder às necessidades e expectativas da população.
Como você reage?