A avaliação foi apresentada aos profissionais ligados às equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e o projeto faz parte do Enfrentamento e Controle da Obesidade, no âmbito da Atenção Básica do SUS (ECOSUS-PI), coordenado pela professora Dra. Marize Melo dos Santos, do departamento de Nutrição da Universidade Federal do Piauí (UFPI)- Campus de Teresina, financiado pelo Ministério da Saúde/CNPq, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (SESAPI).
O projeto teve início em 2019, constituído de quatro eixos: Pesquisa e desenvolvimento; Formação; Monitoramento e Avaliação; e Difusão Científica.
Os eixos da Pesquisa e Desenvolvimento e da Formação ocorreram em 2021, com aplicação de questionários eletrônicos elaborados pelo Ministério da Saúde, para gestores municipais de saúde e profissionais que atuam na Atenção Básica, no enfrentamento e controle da obesidade, e a oferta de dois cursos para gestores e profissionais da Atenção Básica de Saúde.
A etapa atual corresponde ao eixo de Monitoramento e Avaliação, em que são realizadas oficinas nos territórios de desenvolvimento do Estado, com o intuito de divulgar os resultados obtidos por meio da pesquisa e, assim, trazer proposições para os municípios no enfrentamento da problemática da obesidade no âmbito do SUS. O município de Floriano foi escolhido como polo para sediar a oficina referente ao território Vales dos Rios Piauí e Itaueira, recebendo municípios vizinhos.
Como você reage?