Durante todo o mês de Janeiro, os servidores da Secretaria de Saúde de Floriano estão sendo estimulados através de práticas integrativas. Esses tratamentos utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. “É interessante observar que os resultados são praticamente imediatos. Uma sessão de relaxamento, um momento para aprender como respirar melhor, deixa nossos colaboradores mais tranquilos para lidar com os problemas do cotidiano”, disse James Rodrigues, secretário de Saúde de Floriano.
A psicóloga Rose Batista explica que a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares foi implementada em 2006, mas de lá pra cá diversas técnicas foram incluídas: desde medicina tradicional chinesa/acupuntura, homeopatia, medicina antroposófica, termalismo e fitoterapia, até biodança, dança circular, musicoterapia, reiki, shantala, quiropraxia, yoga, entre outras.
Segundo o Ministério da Saúde, evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. "É um cuidado diferente. Nós começamos ainda no ano passado com o NASF, então o CAPS trouxe a oferta dessas técnicas para os usuários e deu muito certo", disse Rose Batista.
A quantidade de procedimentos relacionados a essas práticas, como uma sessão individual de auriculoterapia ou uma sessão de atividade coletiva, registrada nos sistemas do SUS entre 2017 e 2018, mais que dobrou, passando de 157 mil para 355 mil, aumento de mais de 126%. O reflexo desse aumento também pode ser visto no quantitativo de participantes nessas atividades, que cresceu 36%, de 4,9 milhões de participantes para 6,67 milhões no período.
"Nós observamos uma melhoria nas condições físicas, mas há relatos confirmados aqui em Floriano de usuários que chegaram com a glicemia altíssima e logo após a aplicação dessas técnicas, suas taxas quase que normalizaram", destacou Rose Batista que lembrou que as atividades relacionadas à Saúde Mental dos usuários do SUS e também dos servidores da Secretaria de Saúde passarão a ser trabalhados o ano inteiro.
Como você reage?