Mães de crianças autistas que são atendidas pela Sala de Estimulação Precoce da UBS Viana de Carvalho estiveram reunidas com o Secretário de Saúde, James Rodrigues, na manhã desta quinta-feira (22), para reivindicar a ampliação do serviço e melhorias sistema de transporte de pacientes atendidos pela SEP. Hoje, 34 crianças são atendidas por uma equipe multiprofissional de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e assistência social. Apenas em 2020, a especialidade de neurologia diagnosticou 64 crianças com espectro autista.
Ana Caroline, mãe de uma criança que é assistida pelo serviço, afirmou que sua filha apresentou progresso significativo após iniciar as sessões na sala. “Ela hoje é uma criança totalmente diferente. E nós viemos aqui para ser parceiros da secretaria e ajudar a melhorar ainda mais serviço. Nós não viemos impor nada, trouxemos sugestões para melhorar, pois nós sabemos que mais crianças e famílias precisam desse serviço”, explica.
Hoje, 80% das crianças atendidas pela Sala de Estimulação tem diagnóstico autista. Segundo James Rodrigues, Secretário de Saúde de Floria, é extremamente importante garantir a continuidade do trabalho multiprofissional desenvolvido pela equipe. “A sala de estimulação precoce é uma referência para a implementação desse modelo em outa unidade de saúde. Estamos estudando e analisando parcerias para ampliar o serviço”, disse.
A Lei 12.764/2012, considera autismo uma deficiência, para efeitos legais e autoriza estabelecimentos públicos e privados a utilizarem a simbologia da fita quebra-cabeça para identificar a prioridade no atendimento, além de sugerir que diferentes setores públicos trabalhem juntos para desenvolver políticas públicas para o autismo.
Como você reage?