Prefeitura de Floriano decreta luto pelo falecimento do professor Élio Ferreira

A Prefeitura de Floriano decretou, nesta quinta-feira (11), luto de 3 (três) dias pelo falecimento do professor Élio Ferreira, considerando os relevantes serviços prestados para o Município, como professor, poeta, ensaísta, sendo reconhecido como grande estudioso da cultura e literatura afro-brasileiras.

O Executivo Municipal lamenta a perda irreparável e presta condolências aos familiares e amigos neste momento de dor e saudade. Em sua homenagem, a bandeira do Município se encontra hasteada a meio mastro na sede da Prefeitura de Floriano.

BIOGRAFIA:

Élio Ferreira de Souza, florianense de nascimento, faleceu aos 68 anos. Considerado um dos maiores poetas do Piauí, era professor, graduado em Letras e pós-graduado em Literatura Brasileira, fez doutorado em Letras e, atualmente, lecionava a disciplina de literatura na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e era curador do projeto ‘Roda de Poesia & Tambores’.

Homem de cultura ativa, crítico social, além de professor, era ensaísta, capoeirista, rapper, compositor e técnico em educação.

Publicou várias obras: "Canto sem viola" (1982), "Poemartelos" (o ciclo do ferro) (1986), "O contra-lei" (o ciclo do fogo) (1994), "O contra-lei e outros poemas" (1997) e "América Negra" (2004).

Sua obra também se estendeu ao ensaio, com destaque para "Identidade e solidariedade na literatura do negro brasileiro: de Padre Antônio Vieira a Luiz Gama", que recebeu reconhecimento no concurso de ensaios Mário Faustino, da Fundação Cultural do Piauí - FUNDAC, em 2005. Nos últimos dias organizava uma feira de livros em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, programada para maio deste ano.

Confira o decreto pelo através do link: