No mês de prevenção ao Suicídio, a coordenação de Saúde Mental está promovendo rodas de conversa com profissionais da educação. Nesta quarta-feira (22), foi a vez dos coordenadores e professores de escolas estaduais entenderem como podem ajudar e identificar situações de vulnerabilidade psicológica entre os alunos.
A Coordenadoria de Saúde Mental definiu uma programação e dois eixos de trabalho: atenção básica e profissionais da educação. Segundo Idalina Barros, coordenadora da pasta, o objetivo é capacitar esses profissionais para identificas pessoas que estejam em sofrimento dentro de seus ambientes e dadas as circunstâncias. Com isso, será possível fazer o encaminhamento correto e acompanhar de perto a ajuda disponível na rede municipal de saúde.
A campanha tem como base o tema trabalhado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), que definiu o "Agir salva vidas" como iniciativa para reduzir os índices de suicídio. É possível prevenir o suicídio? Existem muitos sinais que alertam para a possibilidade de tentativa de suicídio por parte de uma pessoa como, por exemplo, ficar mais recluso, falar muito sobre sumir, não ter mais esperança, mudar o comportamento repentinamente.
Como você reage?