SEMDAS e COMUDE adiam abertura do minicurso de Libras

Foi adiada a abertura do minicurso de Libras, que estava previsto para começar dia 21 de outubro. Agora, a previsão é que o início das aulas ocorra no próximo dia 26 de outubro.

O adiamento foi motivado pela publicação do Decreto nº 21.555, de 14/10/2022, do Governo do Estado, que antecipou a folga do dia do Servidor Público(28) para o dia 20 de outubro, e decretou o dia 21 como ponto facultativo.

O minicurso de Libras – Língua Brasileira de Sinais, é uma realização da Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Semdas), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comude).

O Minicurso, voltado às pessoas que ainda não sabem se comunicar por meio de sinais, abriu 150 vagas, que foram logo preenchidas, segundo a presidente do Comude, Eliene Pereira Guimarães. Terá carga horária de 80 horas, com aulas distribuídas e intercaladas nas datas 26 e 27 de outubro; e 03 e 04 de novembro, das 17h às 19h, no auditório da Semdas, ministradas pela professora Joyciane de Sousa Rocha.

Um levantamento recente feito pela professora doutoranda Roberta, da Universidade Federal do Piauí, apontou que 4.131 pessoas da região de Floriano e Barão de Grajaú têm algum tipo de deficiência auditiva, sendo o maior público em Floriano, com 3.309 pessoas, e Barão com 822 pessoas. “Pensamos neste curso exatamente pela necessidade de as pessoas aprenderem a se comunicar pelo menos com o básico. Por isso, não delimitamos público, qualquer pessoa, sejam vendedores, representantes de lojas, professores, alunos, enfim, pode participar. O curso é aberto a todos”, concluiu Eliene.