Na manhã desta quarta-feira, 16, o coordenador do Setor de Identificação ( RG), que funciona no Espaço da Cidadania, Luiz Henrique Rodrigues, anunciou que a partir desta semana já é possível colher a digital, em domicílio, de idosos a partir dos 80 anos, e também de pessoas que apresentam algum tipo de dificuldade de locomoção.
O serviço busca facilitar o atendimento às pessoas com extrema dificuldade para irem até o Espaço da Cidadania onde funciona o setor de expedição do RG, em Floriano.
A captura da digital em domicílio só está sendo possível graças a uma parceria com a Prefeitura de Floriano, que disponibiliza o transporte para levar o atendente até a casa do idoso ou pessoa com dificuldade de locomoção, para que a coleta domiciliar da digital seja efetuada. Anteriormente, o serviço era limitado e apenas em casos de urgência.
*Acesso ao serviço*
A coleta domiciliar de digital é ofertado para idosos acima de 80 anos, cadeirantes, e pessoas com deficiência que tenham dificuldade de locomoção.
Para ter acesso, um familiar, responsável, cuidador ou portador, deve agendar o atendimento pelo WhatsApp, no número (86) 9587-4854, e ir até o Espaço da Cidadania na data marcada, portando a documentação necessária para requerer o RG (primeira ou segunda via), dando entrada no processo, o que gerará um número de protocolo e emissão do prontuário. O próximo passo, segundo Luis Henrique, é esperar a visita do atendente na casa do requerente, no prazo de até 15 dias, para a coleta da digital.
"A pessoa que representar o idoso ou deficiente no momento do atendimento, no Espaço Cidadão, deve seguir as normas e protocolos sanitários, como apresentação do cartão de vacina e obrigatoriedade de agendamento ", disse, Luiz Henrique.
O serviço de coleta de digital em domicílio será efetuado pelo atendente do Setor de Identificação duas vezes por mês, a cada quinzena.
*Documentos necessários para a emissão do RG*
Primeira via:
-Duas fotos 3x4, com camiseta de cor preta;
-Certidão de nascimento ou casamento atualizadas, com CPF e QRcode;
-Comprovante de residência ;
-Se menor de 18 anos, estar acompanhado da mãe ou pai, com o respectivo RG.
Segunda via:
- Pagar taxa no valor de R$ 20,40 (vinte reais e quarenta centavos;
- levar o RG antigo.
- Para os casos de extravio, perda ou roubo dos originais e cópias, é necessário a a apresentação do Boletim de Ocorrência (BO), contendo a numeração do RG e CPF perdidos ou roubados.
Como você reage?